Ministério da Saúde adverte para riscos de viajar ao Chile e Argentina

Em recente newsletter do Portal do Governo Brasileiro, o Ministério da Saúde avisa sobre os riscos de viajar para dois países da América do Sul e recomenda adiar viagem.

Transcrevemos na integra o texto, a título de UTILIDADE PÚBLICA.

Leia abaixo. É de seu interesse.


Ministério da Saúde recomenda adiar viagens ao Chile e Argentina

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou a idosos com 60 anos ou mais, crianças com até dois anos de idade e pessoas com baixa imunidade que adiem viagens ao Chile e à Argentina para prevenir infecções pelo vírus Influenza A (H1N1). De acordo com o ministro, a recomendação foi definida com base em critérios epidemiológicos, já que grande parte dos casos da nova gripe no Brasil são de pessoas que voltaram de viagem a esses dois países.

Imagem: Ponto Crítico

O ministro explica que o Ministério da Saúde não determinou a proibição de viagens para países afetados pela influenza A (H1N1). Segundo ele, deve haver prudência e bom senso porque as férias estão chegando, o que aumenta a circulação de turistas brasileiros em países com casos confirmados da doença. “Essa é uma medida adicional e de prevenção”, afirmou o ministro. “No Brasil, não há transmissão sustentada, mas todos os casos autóctones têm vinculo com infecção contraída fora do País”.

Reforço - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na segunda-feira (22), novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o País, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil. Também será aumentado o alerta em todas as entradas para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas com suspeita de infecção pelo vírus.

As novas medidas incluem a adoção da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), harmonizada entre os países do Mercosul, com apresentação obrigatória para todos os passageiros; a distribuição de 500 mil formulários nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras; a obrigatoriedade de que as companhias aéreas forneçam a lista de passageiros no momento da chegada do avião; e o remanejamento de funcionários para fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no aeroporto Internacional de Guarulhos.


NOTICIA RELACIONADA

Assista o vídeo sobre o comportamento de intolerãncia de alguns de nossos vizinhos com relação aos visitantes que por lá chegam com "suspeita" de contaminação da gripe Influenza - nova denominação da Gripe Porcina.

Queremos deixar claro que admiramos nossos "hermanos" argentinos. Sabemos que o fato representa um ato isolado, mas que de certa forma induz a juizos de prudência, ao menos de momento.



A Tolerância é uma Virtude que deve ser cultuada a todo instante, entre as pessoas, raças, religiões enfim, entre os povos dessa imensa Aldeia Global.

Comentários

Postagens mais visitadas