quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Vá de Taxi: uma dica para candidatos a empresários


Muitos empresários me questionam sobre o quão difícil é pegar informações de mercado e principalmente do concorrente.

Mas sempre alego que isso depende da estratégia utilizada. Em uma recente visita a capital paulista me surpreendi com as informações que tive da cidade e dos negócios através (pasmem) do taxista!

Uma boa conversa com um taxista na noite paulistana, tive boas informações dos empreendimentos que faziam sucesso na região em que me encontrava e principalmente os fatores de sucesso de cada um deles, o que os faziam se diferenciar em um mercado tão competitivo.

O taxista é um profissional do dia e da noite, que circula em vários estabelecimentos da cidade e inevitavelmente ouvem conversas, elogios e queixas de clientes, uma boa fonte de informações para quem quer montar um negócio!

Vale puxar papo! É claro que pela profissão, fui logo pedindo indicações de empreendimentos legais da capital, o taxista que há 40 anos na praça me deu a ficha técnica de padarias, casas noturnas e empreendimentos 24 horas da região. Ao aprofundar a conversa obtive informações importantes dos locais como: público que freqüenta o local, horário de maior fluxo, dias de maior movimento, número de turnos, entre outras informações interessantes.

É claro que tais informações devem sempre ser passível de confirmação! Uma outra dica é visitar o empreendimento para que você mesmo tire as próprias conclusões.
Bem, meu caro candidato, vale a dica. Como dizia Angélica…vá de táxi! E comece suas pesquisas…

Samara Brandão
Analista de Desenvolvimento Empresarial
Sebrae-AC


Fonte: Mundo Sebrae http://mundosebrae.wordpress.com/2008/07/22/va-de-taxi-uma-dica-para-candidatos-a-empresarios/#comment-48

terça-feira, 19 de agosto de 2008

SÉRIE: CONHEÇA O BRASIL

João Pessoa - Onde o sol nasce primeiro


A beleza do mar de João Pessoa reserva surpresas. A cerca de um quilômetro da praia de Tambaú, o visitante se encanta com Picãozinho, que se transforma num conjunto de piscinas naturais, quando baixa a maré pela manhã, à tarde e nas noites de lua cheia. Em suas águas transparentes e no meio das pedras, habitam variadas espécies de peixes, atraídos pelos pedaços de pão jogados pelos turistas.

Agências de turismo programam passeios em confortáveis catamarãs equipados com bar para servir comida e bebidas. Uma opção mais econômica é contratar um barco de pescador no mercado do peixe em Tambaú.

A praia de Tambaú é uma das mais famosas da orla, com seus coqueiros e quiosques, "point" da juventude e dos turistas de dia e à noite, que servem pratos típicos a base de peixe ou o famoso "arrumadinho".

Em direção ao sul, o farol de Cabo Branco, que fica sobre uma falésia a 40 metros de altura (acima do nível do mar), propicia uma bonita vista da praia do Seixas, onde está localizado o ponto extremo oriental da América do Sul. Ali, o sol nasce às 04:30h, antes do que em qualquer outro local do continente.
(Extraído da Revista Check-In 07/97 - onde João Pessoa foi reportagem de capa)

Assista, a seguir, o vídeo com os principais pontos turisticos de João Pessoa



Assistiu? Agora deixe seu comentário e solicite aqui seu táxi para conhecer melhor uma parte de seu querido Brasil. Obrigado.