DESTINO: Lençóis Maranhenses de Táxi Company

O inicio de nossa jornada com destino a Lençóis Maranhenses foi em Parnaiba-PI. Pra ser mais exato foi na Praia de Atalaia no município de Luis Correia também no Piauí.

A partir daí passamos pela divisa dos estados do Piauí e Maranhão atravessando a ponte sobre o Rio Parnaíba.

Não seguimos pela rodovia mas sim por trilhas após contratar uma Land Rover 4X4, passando mais a frente por Caburé, já no estado do Maranhão.

Vegetação típica do Maranhão: Carnaúba

Paramos em uma mercearia de beira de trilha para fazer um lanche e seguir nossa aventura rumo à foz do rio Preguiças, onde existe um Farol que orienta os navegantes.

Farol Preguiças

Vista da foz do Rio Preguiças obtida do alto do farol

Wilma se diverte...rsss

Seguimos no sentido leste/oeste acompanhando a linha do equador até chegarmos primeiro em Mandacaru, antes de chegarmos em Caburé. Pegamos uma voadeira - pequeno barco a motor - e seguimos durante 01 hora nosso tour pelo rio Preguiças.

Mais uma breve parada, agora para almoço no Restaurante e Pousada Paturi em Caburé. Em seguida embarcamos para nossa terceira e última parada, Barreirinhas a poucos kms dos grandes Lençóis Maranhenses.

Algumas imagens dos pequenos lençóis...

Dunas invadem o rio...

Belíssimas imagens das dunas móveis.

Estamos chegando em Barreirinhas...

...e fomos recepcionados por Barratur, uma agência de turismo receptivo. Como chegamos à tarde preferimos ir direto para a Pousada. Ainda nos convidaram para assistir o por-do-sol nas dunas.

No dia seguinte, pela manhã, pegamos a L200  e entramos em uma nova trilha...

No meio do caminho encontramos uma Hylux "atolada" na areia. Paramos e fomos ajudar.

Agora é a hora! Estamos a poucos quilômetros das dunas... pois no Parque nós já chegamos...

Falta pouco, muito pouco mesmo. É só atravessar a balsa e...

...mais dunas pra contornar e opss...

Após uns kms de caminhadas estamos chegando na primeira lagoa.  Ou será um lago? rsss

Ficamos sabendo que é uma lagoa mas, muitos usam o termo lago azul. Não importa. O que importa mesmo é essa beleza...

natural que deixa qualquer pessoa introspectiva. Vira-se pra dentro de si mesma e reflete sobre o sentido da Vida.

Não existe nenhum lugar na Terra igual a esse...

...é único, exclusividade brasileira!