quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

SALVE 2009 - Passagem de Ano



Nada mais simbólico nesta virada de ano que postar uma imagem de uma corredeira. A renovação das águas do rio é como se estivéssemos nos renovando dia após dia, ano após ano.

A imagem acima é da Cachoeira do Mágico. Um ponto turístico em Bonito, interior de Pernambuco. Faz parte de um conjunto de cachoeiras nas proximidades dos municipios de Palmares e Bonito. Distante cerca de 118 km de Recife.

Feliz Ano Novo para todos. Votos de renovação de Esperanças, de Realizações e Novas Buscas por um Mundo Melhor. Adeus 2008.

Salve 2009. São os votos da Táxi Company para você.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

TURISMO: PARAIBA PARA VIAGENS E PASSEIOS


18.12.2008

Muito tem sido feito para alavancar o turismo na região. Ainda assim, comentários de movimentos oposicionistas sobre a nulidade dos esforços da gestão atual na promoção do turismo na Paraíba são inúmeros.

Porém, os números em estatísticas, os materiais que circulam nos hotéis, feiras especificas realizadas, road shows promovidos pelo trade turístico, milhares de profissionais empenhados nos trabalhos e ricos materiais – vídeos, CDs, DVDs, panfletos e outras mídias – demonstram uma realidade muito diferente dessa visão pessimista dos opositores do governo. A Paraíba está de parabéns. Vai muito bem, obrigado.

O hotel Tropical Tambaú, por exemplo, está “lotado” hoje (18.12.08) e com reservas que vão além do Carnaval 2009. Citamos este, apenas como referência, por se tratar de um ícone do turismo na Paraíba, que durante muitos anos, desde a década de 70, é marco na busca pelo reconhecimento público do potencial turístico local.

Os turistas estão nesse instante (12:40 pm) visitando os inúmeros pontos turísticos, almoçando nos mais de cem bons restaurantes, fazendo compras nas feirinhas de artesanato, visitando os museus ou em trânsito no interior dos mais de 1000 táxis existentes na capital.

“Roteiros turísticos para encantar você”

Esse é o título de um dos muitos folhetos que foram produzidos pela gestão atual e servem como material informativo promovendo o turismo paraibano.

Transcrevemos abaixo, na íntegra, na tentativa de colaborar na divulgação de um dos mais belos estados do Brasil: a Paraíba.

Roteiro: Entre o rio e o mar, séculos de cultura

Região Turística: Litoral – João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Cruz do Espírito Santo, Conde, Pitimbu, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto, Baia da Traição, Marcação e Mataraca


Na Paraíba, até o sol levanta mais cedo. E motivo é o que não falta. Ao sul e ao norte, as paisagens são fantásticas, com praias de águas mornas e cristalinas, como a de Tambaba, onde a prática de naturismo é oficializada. Na capital, João Pessoa, não deixe de visitar o Extremo Oriental das Américas, na Ponta do Seixas. No final da tarde, o pôr-do-sol na praia fluvial do Jacaré é parada obrigatória. Mas as atrações do litoral paraibano não são apenas sol e mar. Os sítios e monumentos históricos garantem passeios inesquecíveis pelo passado das cidades litorâneas. Depois dessa viagem, não vai faltar história pra contar.
Roteiro: O Maior São João do Mundo

Região Turística: Agreste, Cariri e Sertão – Campina Grande, Bananeiras, Cabaceiras, Monteiro, Patos e Santa Luzia

No mês de junho, a Paraíba vira forró. Nas cidades do interior, as festividades juninas são a expressão máxima da cultura nordestina, unindo elementos regionais da música, dança, gastronomia, artesanato e poesia. Em Campina Grande acontece o Maior São João do Mundo, evento que tornou a cidade conhecida em todo o país. A festa, que tem duração de trinta dias, atrai turistas do Brasil inteiro e conta com atrações que vão desde as quadrilhas juninas até os grandes shows de artistas nacionais. Arraste o pé pra cá.

Roteiro: Paraíba. Destino ideal para o seu evento

Região Turística: Litoral e Agreste – João Pessoa e Campina Grande

João Pessoa e Campina Grande são os principais pólos captadores de eventos na Paraíba trabalhando de forma permanente o turismo de negócios com a realização de exposições, seminários e congressos. A tranqüilidade que se encontra nessas cidades, a proximidade dos equipamentos turísticos com relação aos locais dos eventos e a receptividade da população fazem da Paraíba o lugar ideal para realização de eventos. Em João Pessoa a maioria deles acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego. A construção de um moderno Centro de Convenções também está sendo viabilizada. Já em Campina Grande o local escolhido é o Centro de Convenções Raymundo Asfora que conta com avançados equipamentos.


Roteiro: Histórico e Pré-Histórico da Paraíba



Regiões Turísticas: Agreste, Cariri e Sertão – Alagoa Grande, Alagoa Nova, Pilões, Areia, Serraria, Ingá, Fagundes, Queimadas, Cabaceiras, Serra Branca, Boa Vista, Pocinhos, Araruna, Sousa, São João do Rio do Peixe, Vieirópolis, Aparecida, Guarabira, Pirpirituba, Bananeiras, Santa Luzia, São Mamede, Maturéia, Coremas, Taperoá, Sumé, Monteiro, São João do Cariri e Boqueirão


Para quem gosta de viajar no tempo, o interior paraibano é o lugar ideal. A pré-história, por exemplo, pode ser revisitada através de toda paisagem da região. No Lajedo do Pai Mateus, localizado em Cabaceiras, e no Vale dos Dinossauros, situado em Sousa, é possível encontrar pinturas rupestres em grandes formações rochosas e vestígios de animais pré-históricos de 120 milhões de anos. Os municípios do Agreste, Cariri e Sertão ainda oferecem opções nos segmentos do turismo de aventura e do turismo religioso. Outra boa pedida é passear pelos engenhos da região e apreciar as delicias derivadas da cana-de-açúcar. Esse roteiro é a garantia de uma doce visita ao passado.

As opções de passeios são tantas e tamanhas que se esqueceram de citar as trilhas ecológicas, perfeitas para caminhadas, no coração de João Pessoa. Fica no Jardim Botânico dentro de uma Reserva Florestal, passeio muito apreciado pelos turistas estrangeiros.

Outra atração é o Sitio Arqueológico da Itacoatiara de Ingá, pedras com inscrições rupestres em baixo relevo – as únicas no mundo com esse tipo de escrita sendo, também, o maior monumento do gênero nas Américas - situado a cerca de 90 km de João Pessoa. Bem pertinho da capital.

Venha você também, conhecer. Você vai voltar pra casa encantado com tanta beleza. Nós temos todo o tempo do mundo para lhe mostrar nossa casa, nossa cara e nossa vida.

“A hospitalidade é uma das marcas registradas dessas pessoas...” – palavras de muitos de nossos visitantes.

E o que é melhor: você vai conhecer tudo que quiser, sem pressa. Aqui você vai saber o que é tranqüilidade...

Seja Bem Vindo!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Viagem Fascinante para Natal

É fato que o mundo em que vivemos é permeado de adversidades, tormentos e desilusões. Muito mais que bons momentos... No entanto, nem tudo está perdido.

Se já sabíamos que este mundo tem salvação, agora podemos ter certeza. Não vamos nos demorar aqui em considerações filosóficas.


Fascinação

Ontem, 08/12/2008, levei um casal com dois filhos de João Pessoa para Natal. Foram passar umas férias em família em um resort na Via Costeira. Já estavam vindos de Brasília, onde moram e trabalham. Fui recepcioná-los na casa de uns amigos na praia de Boa Viagem, em Recife.

Durante a viagem de Recife para João Pessoa foi quando tive o insight de que estava conduzindo pessoas muito especiais. A bem da verdade não eram os únicos, nem os primeiros e nem serão os últimos. Porém, me fizeram despertar para o fato que existem pessoas incomuns no nosso cotidiano, que não percebemos, talvez por não sermos (ou estarmos) receptivos. Abertos a ver, com os olhos da alma, a beleza interior que existe em cada um de nossos semelhantes.

Aos nossos novos amigos, Sr. Aluisio, Sra. Rosa e filhos, nosso muito obrigado por existirem nestes caminhos de descobertas. Vocês são maravilhosos. Boas férias!!!

sábado, 6 de dezembro de 2008

É o Espirito de Natal...


Foto do Menino DEUS feita no Maior Presépio Permanente do Mundo, ponto turístico localizado no municipio de Triunfo, sertão da Paraiba, à cerca de 500km de João Pessoa, Capital do Estado.



É O QUE A TÁXI COMPANY DESEJA À VOCÊ.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

TURISMO NO NORDESTE: DESCUBRA RECIFE

Recortada por dois rios e ligada por 39 pontes, a capital pernambucana esconde tesouros culturais. Com quase 500 anos de história, Recife é uma cidade de muitos encantos

CVB Recife 03/12/2008


Historiadores contam que seu nome surgiu em conseqüência dos corais naturais formados de pedras e algas marinhas chamados arrecifes – presentes em boa parte de seu litoral.

O clima tropical o ano todo convida a tomar uma água de coco bem gelada e a passear pelo calçadão da famosa praia de Boa Viagem. Estando a cerca de três metros abaixo do nível do mar, e entrecortada por pontes e rios, a capital do Estado de Pernambuco é também conhecida como a Veneza brasileira.

As belezas naturais são indiscutíveis. A culinária peculiar e saborosa é de dar água na boca! Como as frutas suculentas da região, caju, manga, jambo, goiaba, graviola, pinha, cajá, pitanga, acerola etc. Tem frutas para todos os períodos do ano.

Capital patrimônio histórico e artístico nacional, Recife é dona de um acervo cultural invejável – riquíssimo em diversidade e efervescência. Uma indústria de revelar e exportar artistas e berço de tantos outros talentos já consagrados. E que povo acolhedor! Alegre e festivo, não abre mão de um bom forró, dança típica pernambucana nas festas juninas, ou mesmo de pular ao som do frevo, ritmo alucinante e contagiante do carnaval considerado o maior do mundo.



Eis um pedacinho do Brasil mais turístico que há... Estrutura hoteleira de nível internacional. E o aeroporto então... Excelente! Fora casas de espetáculos, boates, bares, restaurantes, shoppings etc. , para atender a gregos e troianos, quero dizer, portugueses, alemães, cearenses, paulistas, gaúchos... Praticamente, gente do mundo todo.

Entre outros atrativos turísticos, o visitante vai se deslumbrar ao apreciar os casarios construídos nos moldes arquitetônicos portugueses, holandeses e franceses. E também se surpreender com a modernidade da cidade, com suas avenidas e prédios imponentes e opções de lazer nos sete dias da semana. Não fique doente por ainda não conhecer a terra do sociólogo Gilberto Freire, Chico Science e de tantos outros ícones brasileiros. Mas se ao viajar, infelizmente você ficar dodói por aqui, não se preocupe. Recife detém o segundo maior pólo médico do Brasil.

Fonte: Revista Rota Viva / Recife Convention Visitors Bureau / Ano III Nº 10

Abav vai divulgar Maior São João do Mundo


Por Fabio Cardoso - 03/12/2008

Os presidentes da Associação Brasileira das Agências de Viagem Nacional e da Paraíba, Carlos Amorim (Kaká) e Luiz Félix de Lucena (Lula), vão iniciar uma operação junto às agências de viagem de todo o Brasil para divulgar o Maior São João do Mundo, festa junina que é realizada durante 30 dias em Campina Grande (PB). O projeto foi discutido durante encontro dos dois com o prefeito de Campina, Veneziano Vital, e o deputado federal Vital de Rêgo Filho, ambos do PMDB, no final de semana passado.

Segundo Carlos Amorim, os agentes de viagem filiados à Abav vão divulgar e vender o São João de Campina após a formatação de roteiros que envolvem pelo menos mais quatro cidades e um distrito. As cidades envolvidas são Ingá, Alagoa Nova, Areia e o distrito de Galante, além de Campina. Lula Lucena disse que a Abav da Paraíba fará a formatação dos roteiros, o que vai ampliar a oferta de atrativos para quem vier curtir a festa junina na cidade.

Lula Lucena disse que a intenção é evitar que os turistas venham para Campina Grande curtir o São João e volte no dia seguinte. A idéia, segundo o dirigente, é criar roteiros de até três dias, que permitam que os turistas conheçam outros pontos turísticos do Agreste da Borborema, como é chamada a região, e o Cariri paraibano, representado por Cabaceiras, cidade que ficou famosa por ser a Roliúde Nordestina. "Pretendemos manter os turistas por mais dias na Paraíba", disse ele.

Carlos Amorim elogiou a ação do prefeito e do deputado paraibanos, inclusive, lembrou que esteve em Campina Grande durante o período de São João para conhecer como funciona a festa, uma das mais conhecidas do Brasil, a convite dos dois. O presidente da Abav Nacional vê uma "nova mentalidade" nesta ação, principalmente, porque valoriza a atividade do agente de viagem, que é o grande vendedor dos destinos turísticos brasileiros. "Trabalhando mais cedo o resultado o resultado é praticamente certo", disse.
________________________________________________________

Assista a seguir um vídeo da 1ª Maravilha da Paraiba. Um ponto turistico localizado na cidade de Cabaceiras, a Roliude Brasileira.