Vá de Taxi: uma dica para candidatos a empresários


Muitos empresários me questionam sobre o quão difícil é pegar informações de mercado e principalmente do concorrente.

Mas sempre alego que isso depende da estratégia utilizada. Em uma recente visita a capital paulista me surpreendi com as informações que tive da cidade e dos negócios através (pasmem) do taxista!

Uma boa conversa com um taxista na noite paulistana, tive boas informações dos empreendimentos que faziam sucesso na região em que me encontrava e principalmente os fatores de sucesso de cada um deles, o que os faziam se diferenciar em um mercado tão competitivo.

O taxista é um profissional do dia e da noite, que circula em vários estabelecimentos da cidade e inevitavelmente ouvem conversas, elogios e queixas de clientes, uma boa fonte de informações para quem quer montar um negócio!

Vale puxar papo! É claro que pela profissão, fui logo pedindo indicações de empreendimentos legais da capital, o taxista que há 40 anos na praça me deu a ficha técnica de padarias, casas noturnas e empreendimentos 24 horas da região. Ao aprofundar a conversa obtive informações importantes dos locais como: público que freqüenta o local, horário de maior fluxo, dias de maior movimento, número de turnos, entre outras informações interessantes.

É claro que tais informações devem sempre ser passível de confirmação! Uma outra dica é visitar o empreendimento para que você mesmo tire as próprias conclusões.
Bem, meu caro candidato, vale a dica. Como dizia Angélica…vá de táxi! E comece suas pesquisas…

Samara Brandão
Analista de Desenvolvimento Empresarial
Sebrae-AC


Fonte: Mundo Sebrae http://mundosebrae.wordpress.com/2008/07/22/va-de-taxi-uma-dica-para-candidatos-a-empresarios/#comment-48

Comentários

Postagens mais visitadas